quarta-feira, 16 de abril de 2014

Mangal das Garças comemora Páscoa com programação especial

Renascimento, renovação, ressurreição. Estes são alguns significados da Páscoa. E para comemorar esta data, o projeto Teatrinho do Mangal promove uma programação especial, com teatro e oficina. No domingo, 20, a Trupe de Bubuia apresenta o espetáculo “O que é a Páscoa?” e ainda uma oficina para fabricação de elementos alusivos à época. A programação é gratuita e inicia a partir das 10h30, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças.

Símbolos da Páscoa, o coelho e os ovos são tradicionais para comemorar a data, sempre no segundo domingo de abril. O coelhinho representa a fertilidade, pois antigamente, no hemisfério Norte, a celebração ocorria no final do inverno e início da primavera, quando os animais circulavam com seus filhotes pelos campos. Já os ovos representam o começo da vida. E estes elementos estarão presentes no espetáculo “O que é a Páscoa?” interpretado pela Trupe de Bubuia.

Os palhaços Jojoca, Rubilota, Pierierieca e Chorona vão contar ao público a história em que perderam um jogo por não saber o significado dos símbolos da Páscoa. Mas depois descobrem que o Rubilota tem um livro que explica todas essas simbologias. Após ler o livro em busca de informações, o quarteto vai descobrir o significado de cada um dos elementos.

“Queremos repassar principalmente o significado da Páscoa, mostrar seus elementos e ressaltar que ela não se resume apenas aos bens de consumo, neste caso os chocolates. Falaremos desses elementos que compõem esta data tão especial”, adianta o ator Joécio Lima, que dá vida ao palhaço Jojoca.

O Parque Zoobotânico Mangal das Garças realiza, ao longo do ano, projetos voltados para a educação ambiental. “O Teatrinho do Mangal é uma oportunidade para o público infantil entrar em contato com a nossa cultura, através das apresentações teatrais, que têm como objetivo passar a mensagem da preservação da natureza”, explica a presidente da Organização Social Pará 2000, Gabriela Landé.

Após o Teatrinho do Mangal, a Trupe de Bubuia realizará uma oficina para a confecção de brinquedos que representam os símbolos da Páscoa, tal como coelhos. Com foco na educação ambiental, o material utilizado na oficina será reciclado.

A programação alusiva à Páscoa é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000, que administra o Parque. Confira a programação completa no site: www.mangalpa.com.br.

Serviço:
“Teatrinho do Mangal especial Páscoa”. Neste domingo, 20, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças (Pass. Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha). Informações: (91) 3242.5525 - Entrada gratuita.

Fonte: Agência Pará

0 comentários: