segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dia Internacional do Brincar tem programação especial no Centur

Nesta terça-feira (28), o direito da criança ao brincar é resgatado e valorizado no evento em comemoração ao Dia Internacional do Brincar, uma programação realizada no Hall Ismael Nery (andar térreo do Centur) pela Brinquedoteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna. A participação é aberta ao público em geral, com entrada franca, e, como em todos os eventos da Biblioteca, as escolas da capital também podem agendar as visitas pelo telefone 3202-4332.

O Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999, na Europa, pelo educador e então presidente do Movimento Internacional de Brinquedotecas, Freda Kim, e se espalhou rapidamente pela América. O projeto chegou à Fundação Tancredo Neves por iniciativa da servidora da Biblioteca Arthur Vianna e membro do Movimento Internacional de Brinquedotecas, Maiolina Neves.

A programação inicia no dia 28 de maio, no Hall Ismael Nery, a partir das 9h com contação de história e com o espetáculo “A descoberta da dona Joaninha” encenado pelo grupo Encenar e Encantar, formado por servidores da Fundação Tancredo Neves. A manhã ainda terá os jogos cantados da Aiolé Aiolé, também realizados pelos servidores da Fundação. Já pela parte da tarde, das 15h às 17h, os professores de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (Uepa) oferecerão um circuito lúdico às crianças participantes do evento.

Paralelo às atividades no Hall Ismael Nery, o convidado desta edição do Dia do Brincar, Tony cruz, vai expor parte do seu acervo de brinquedos antigos e uma mini brinquedoteca será montada no espaço Panóptico (andar térreo do Centur). Lá, o visitante poderá desfrutar de alguns jogos em um ambiente mais calmo e reservado.

Direito de brincar - Com o foco no direito da criança de brincar, o evento acontece em parceria com a Biblioteca Joana D’arc, da Universidade Estadual do Pará, pela segunda vez consecutiva. Em 2012, mais de 300 crianças lotaram o Hall da Biblioteca Arthur Vianna e se divertiram com jogos, contação de historias e peças de teatro.

“O principal objetivo da ação é fortalecer a importância e a valorização do brincar na vida e na formação do ser humano. Brincar é uma prática muito saudável e faz bem para o corpo e para a alma, não deveria desaparecer com a infância. É tão importante para quem é adulto quanto pra quem ainda é criança. Lembro que, ano passado, eram mais de 300 crianças brincando pelo Centur, foi lindo ver os pequenos correndo pelo Ismael Nery”, contou a servidora Maiolina Neves.

Serviço: O Dia Internacional do Brincar acontece nesta terça-feira (28), a partir das 9h, no Hall Ismael Nery (andar térreo do Centur) e no Espaço Panóptico (andar térreo do Centur). A entrada é franca. Mais informações: 3202 – 4332.

Fonte: Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

0 comentários: