segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Planetário e Centro de Ciências da Uepa tem programação de férias


Para preencher as férias das crianças com diversão e conhecimento científico, o Planetário e o Centro de Ciências da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizados na Rodovia Augusto Montenegro,  km 03, s/n, promovem uma série de atividades interativas entre os dias 15 a 18 de janeiro, de 9 horas às 16 horas. A entrada é gratuita.  A programação é voltada para crianças acima de oito anos.

Durante a programação, as crianças poderão apurar, de forma lúdica, o seu nível conhecimento em diversas áreas, como, por exemplo, sobre animais que estão em extinção. A “oficina de biologia: biodiversidade em jogo”, coordenada pela doutora em educação, Sinaida Vasconcelos de Castro e a doutoranda em ciências ambientais, Lucicleia Pereira da Silva, dará a resposta.

“Será aplicado um jogo sobre as espécies extintas. Depois uma análise sobre o nível de conhecimento das causas e mecanismos dos processos de extinção”, explica professora Sinaida. Antes e depois do início da atividade, os participantes responderão a um questionário que testará o aprendizado no assunto. A atividade é destinada para quem tem acima de 14 anos.

Outra atividade é a oficina de química. Ela ensinará como fazer sabonete artesanal em barra e líquido. “O objetivo é apresentar alternativas de renda para a produção artesanal de sabonete em barra e sabonete líquido para a comunidade que reside no entorno”, explica a mestra em química de produtos naturais, Maria Dulcimar de Brito Silva. Ela, juntamente com um técnico de laboratório e três alunos bolsistas são os responsáveis pela oficina.

“É um momento que a gente tem para que a criança que está de férias tenha conhecimento científico de forma lúdica. Nesse momento em que a criança não tem nenhuma atividade programada, o Centro de Ciências e Planetário abre esse espaço”, diz o físico Manoel Reinaldo Elias Filho.

Na programação também haverá projeções na cúpula, oficinas de como montar foguete com material reciclável, construção de lunetas; mágica dos números, a matemática do dia-a-dia, bingo das operações em origami; palestra sobre terremoto, vulcões; atividades sobre o mundo dos dinossauros, entre outras.

PROGRAME-SE

Programação de férias - Começa a partir do dia 15 de janeiro e segue até  18 de janeiro, de 9 horas às 16 horas. A entrada é gratuita. A programação é indicada para crianças acima de oito anos. O Planetário e o Centro de Ciências estão localizados na Rodovia Augusto Montenegro,  km 03, s/n.  Para mais informações: 3232 1177.

Texto: Ascom Uepa

0 comentários: