sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UFPA promove jogos para crianças


Cemitério, pira-cola, bandeirinha e garrafão são brincadeiras que fazem ou já fizeram parte da infância de muitas pessoas e são passadas de gerações e gerações. O Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará vai transformar espaços do campus Guamá em um verdadeiro cenário de jogos infantis.

O objetivo do evento é proporcionar uma manhã descontraída e alegre  em espaços do campus da Instituição para as crianças vivenciarem atividades lúdicas, entre elas, jogos tradicionais, jogos recreativos, brincadeiras cantadas, entre outras atividades que aproximem a comunidade escolar do entorno com a universidade. 

O projeto é intitulado “Jogos Tradicionais”, porque vão privilegiar os jogos e brincadeiras comuns da infância, como bandeirinha, pira-cola, garrafão, fura-fura, cemitério, entre outras. E estes jogos são importantes, pois são passados de geração a geração e carregam a identidade e a cultura de um povo. Por isso, segundo a professora Ana Cristina, algumas brincadeiras e jogos sofrem adaptações regionais, como por exemplo, nos Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro que possui o ‘pique’ e no Pará é conhecido como ‘pira-pega’.

Os jogos são destinados a crianças de seis a doze anos, faixa etária de alunos de series iniciais do ensino fundamental e não haverá inscrição para participar. Será feito um convite nas escolas e os alunos deverão estar acompanhados pelos professores ou responsáveis.

PROGRAME-SE
Jogos Tradicionais da UFPA
Data: 20 de outubro de 2012
Local: Campus Básico da UFPA, em frente ao estacionamento do curso de Química e do IEMCI.

0 comentários: