quarta-feira, 7 de julho de 2010

Participe da mostra de cinema infantil

Ainda dá para participar das oficinas de animação do Bacuri – I Mostra de Cinema Infantil, que estão acontecendo na Galeria Fidanza, da Igreja de Santo Alexandre, até sábado, sempre das 9h às 12h. Os interessados devem chegar ao local, nesta quinta-feira (08), às 8h30, para fazer a inscrição.

Com o objetivo de tornar o fazer do cinema de animação acessível ao público mirim, as oficinas forma divididas em dois grupos, que estão trabalhando os brinquedos ópticos e descobrindo a possibilidade de se fazer o primeiro movimento com poucos desenhos e outro com os maiores, que já estão fazendo o Stop Motion, através da massinha de modelar e do Pixilation, animação feita com as próprias crianças que são personagens de suas histórias.

Sessões na quinta-feira: A programação desta quinta-feira (08) abre às 14h, no mini auditório, com a Mostra Bacurizinho e segue com as Mostras Bacuri Verde e Bacuri Maduro. Entre os filmes programados para este dia estão os paraenses “Admirimiriti” e “O Rapto do Peixe Boi”, além de produções canadenses da série Direitos do Coração inspirada nos Direitos da Criança e do Adolescente da Unesco e ainda produções nacionais da TV Rá-Tim-Bum e de cineastas brasileiros.

PROGRAME-SE
Até 10 de julho, em Belém. De 13 a 17 de julho, em Barcarena. Inscrições gratuitas para as oficinas, na Galeria Fidanza, do Museu de Artes Sacras – MAS na Igreja de Santo Alexandre. Entrada franca para as sessões das Mostras Bacurizinho, Bacuri Verde e Bacuri Maduro, das 14h às 17h, no mini auditório do MAS. Mais informações: nos telefones 4009.8845 e 8805.5249. E no Blog: http://bacurimostracine.blogspot.com
PROGRAMAÇÃO - QUINTA-FEIRA – 08 DE JULHO

MOSTRA BACURIZINHO – 14H ÀS 15H

ADMIRIMIRITI (PA, 12' – 3 D)
Direção: Andrei Miralha
Sinopse: Numa feira, em meio à festa religiosa do Círio de Nazaré, os brinquedos de miriti ganham vida. O boneco dançarino de brega é abandonado por sua parceira, por ser muito presepeiro (brincalhão). A partir daí, ele parte em busca de um novo lugar, um novo sentido pra sua existência, até obter o perdão de sua parceira. Produzido em animação 3D, o curta tem roteiro ágil, sem diálogos, e propõe divulgar a cultura paraense numa história que mistura drama e comédia.

DIREITOS DO CORAÇÃO: TV TANGO (CANADÁ, 3'34'' - 2D, LÁPIS COR)
Direção: Martine Chartrand
Sinopse: Toda criança tem direito ao lazer. Influência de conteúdos violentos veiculados na TV.

EPÍLOGO (SP, 4' – 3D)
Direção: Edgar Yagui
Sinopse: Gustavo deixa de ir à escola todos os dias para ajudar sua família vendendo balas num cruzamento quando, um dia, pelo reflexo da janela do carro ele vê outro menino muito entretido com um livro sentado num banco de uma praça. Gustavo deixa de vender e vai ver que livro este que o outro menino esta lendo tão concentrado. Chega por traz do banco da praça e lenta e silenciosamente espia por cima do ombro do outro menino, que ao perceber, tenta de todas as maneiras impedir que Gustavo leia o livro. Os dois meninos travam uma batalha pelo livro que ira mudar suas vidas para sempre.

EU QUERIA SER UM MONSTRO (RJ, 8' – STOP MOTION)
Direção: Marão
Sinopse: Uma declaração de amor a família na primeira animação stop-motion do já consagrado animador Marão.

TEM BOI NO TRILHO (RJ, 6' – 2D)
Direção: Marcos Magalhães
Sinopse: Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O que parecia um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

AQUARELA (RJ, 5' – 2 D DIGITAL)
Direção: André Koogan Breitman, Andrés Lieban
Sinopse: Com trilha homônima de Toquinho, Vinicius, Morra e Fabrizio, o filme faz uma metáfora entre a vida, do nascimento à morte, e uma pintura de aquarela que, com o tempo, descolore.

MOSTRA BACURI VERDE – 15H ÀS 16H

JOSUÉ E O PÉ DE MACAXEIRA (RJ, 12' - 2D - lápis no papel/ computador)
Direção: Diogo Pereira Viegas
Sinopse: Ao trocar seu burro por uma "macaxeira mágica", Josué descobre que não são apenas feijões que podem nos levar a uma aventura fantástica.

DIREITOS DO CORAÇÃO: PAPAI (CANADÁ, 4'13'' - 2D RECORTE )
Direção: Michèle Pauzé
Sinopse: Toda criança tem o direito de ser compreendida. Direito de ser ouvido.

JURO QUE VI: IARA (RJ, 11')
Direção: Humberto Vilar
Sinopse: A história do jovem Pedro Rico e Iara, a sereia brasileira, baseada em lenda do folclore brasileiro.

BOB MOSCA (SP, 3'30'' – 3D)
Direção: Davi Prado Corbalan
Sinopse: Bob é um carinha muito tranquilo, gosta de passear, voando pelas cozinhas de todo o Brasil a procura de restos para degustar. Quando está em mais um de seus passeios, ele vê algo definitivamente sedutor, um delicioso bolo de chocolate! Porém para chegar até ele, Bob Mosca deve travar uma batalha contra o guardião do bolo, um inimigo mortalmente mortal. Conseguirá Bob vencê-lo?

RUA DAS TULIPAS (DF, 10' – 3D)
Direção: Alê Camargo
Sinopse: Um inventor acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, vê a felicidade dos vizinhos e descobre que ainda falta a felicidade de uma pessoa.

A MENINA DA LUA (SP, 3' – 3D)
Direção: Cézar Duarte Brandão
Sinopse: Uma menina que nasceu na Lua e um menino que nasceu na Terra, e ele fará de tudo para chegar até ela.

DIREITOS DO CORAÇÃO: UMA ARTISTA (Canadá, 5'15'' - Rotoscópia)
Direção: Michèle Cournoyer
Sinopse: Toda criança tem o direito de desenvolver seus dons.

MOSTRA BACURI MADURO – 16H ÀS 17H

O RAPTO DO PEIXE-BOI (PA, 15' – 2,5D)
Direção: Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar
Sinopse: O Caranguejo tá organizando mais uma festa e o Peixe Boi responsável pelo transporte da aparelhagem, desapareceu e a turma da pororoca tenta desvendar esse mistério. Uma aventura divertida com trilha sonora de compositores paraenses, interpretadas pela Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e participação especial do Mestre Vieira.

DIREITOS DO CORAÇÃO: OVERDOSE (Canadá, 5'25'' – 2D)
Direção: Claude Cloutier
Sinopse: Toda criança tem direito de descansar e de se divertir.

A PRINCESA E O VIOLINISTA (RS, 10' - Cut-Out / Animação de recorte)
Direção: Guto Bozzetti
Sinopse: Fábula sobre o surgimento da tristeza. Através dos olhos de uma menina de 5 anos, vemos um Rei que para proteger a Princesa, sua filha, resolve trancá-la em

MESTRE VITALINO E NÓS NO BARRO (11'20'' - Stop motion e pixilation)
Direção: Instituto Marlin Azul
Sinopse: Uma homenagem ao Mestre do barro.

DIREITOS DO CORAÇÃO: POR QUE? (Canadá, 8'53'' – 2D)
Direção: Bretislav Pojar
Sinopse: Todas as crianças têm direito a um futuro justo e saudável.

TRAÇANDO ARTE: DI CAVALCANTI (6’56’')
Direção: TV Ra-Tim-Bum
Sinopse: Duas simpáticas traças - Jean-Pierre e Trácio - vivem em um museu. Enquanto o primeiro (dublado pelo chef Olivier Anquier) é bem-educado e adora arte, o segundo é um guloso que só pensa em comer os quadros. Para convencer Trácio a não devorar os quadros de Cândido Portinari, Tomie Ohtake, Tarsila do Amaral, Volpi e Hélio Oiticica, por exemplo, e ter sucesso em sua missão, ele conta a história dos artistas e explica a importância das obras para a arte.

0 comentários: