sexta-feira, 26 de março de 2010

In Bust apresenta "O Curupira"

O In Bust Teatro com Bonecos apresenta o espetáculo "O Curupira", neste sábado, às 19h, no Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro, 815) e no domingo, na Estação das Docas, às 17h30, no anfiteatro São Pedro Nolasco. As duas apresentações tem entrada franca.

A atração foi criada para o programa Catalendas da TV Cultura do Pará e o episódio, adaptado para ser apresentado como espetáculo. Há dez anos em cartaz, “Curupira” traz o linguajar caboclo, que tem palavras como “mundeado”, “sumano”, entre outros, ligando o público à cultura de nossa região.

Os personagens utilizam paródias das toadas de boi, carimbó e samba de cacete – ritmos da cultura paraense e os bonecos são manipulados com vara, acompanhados por máscaras, mamulengos, etc.

Sinopse: Conhecido como o protetor de todas as florestas e animais, o Curupira, personagem lendário da região amazônica, que aparece em forma de moleque que tem os pés para trás, é digno de ser temido por todo aquele que caça ou desmata por mera ganância.

É assim que um caçador acaba mundeado por não respeitar a premissa de se caçar apenas para sobrevivência e tem que ser ajudado por um pajé. Este causo de caçador é contado por três cantadores que utilizam paródias das toadas de boi e carimbó – músicas e ritmos do folclore nortista e apresentam personagens representados por bonecos naturalistas com manipulação de vara, acompanhados por bonecos máscara, mamulengo e outros mais.

PROGRAME-SE
"O Curupira", com o In Bust, entrada franca.
Sábado (27/03), às 19h, no Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro, 815)
Domingo (28/03), às 17h30, na Estação das Docas, no anfiteatro São Pedro Nolasco.

0 comentários: