sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Navegação por gestos


Tem coisa mais legal do que conhecer pessoas diferentes e superar limitações? Se bem que isso não é mais um problema, afinal, a tecnologia está a favor de todos aqueles que precisam se incluir na sociedade. Quer um exemplo?

Já está disponível na Internet o “HeadMouse”, um programa de computador que permite que pessoas portadoras de necessidades especiais também tenham acesso a Internet.

Ele funciona a partir de um sistema que acompanha os movimentos da face, dos olhos e da boca, como se fosse um mouse. Não é legal? Para usar o programa basta adaptar o computador a uma webcam de alta resolução (aquela câmera que nos mostra no MSN).

Movimentos - O “HeadMouse” vai detectando pela câmera os movimentos da face, que guiam o ponteiro do mouse. Os cliques são substituídos pelos movimentos da boca e dá até para definir a velocidade com que o mouse irá se mover.

A câmera precisa estar de forma centralizada, para capturar com exatidão o rosto. O programa, projetado pelo grupo de robótica da Universidade de Lleida, na Espanha, pode ser baixado gratuitamente.

Confira os links:
Universidade de Lleida
Baixaki

0 comentários: